
A fission é o processo de divisão em duas ou mais partes. Eventide anuncia uma nova era de separação transitória e tonal com seu original e inovador plug-in Fission …
A Eventide é conhecida pelo legado dos processadores high-end pro-studio. Um dos modelos mais famosos é o H3000, amplamente considerado como o Santo Graal de efeitos de estúdio. Antes dos dias de Auto-Tune, os processadores Eventide foram usados para colocar o coro exuberante baseado em micro-pitchshift nos vocais para disfarçá-los na mistura. E com o novo plug-in de Fission, a Eventide continua sua busca para empurrar os limites da manipulação sônica.
A Fission baseia-se na tecnologia “Structual Effects” da Eventide, que divide o som em suas propriedades transitórias (impacto / imprevisíveis / irregulares) e tonais (sustentáveis / estáveis / suaves). Este não é um plug-in de transição convencional, no entanto: Fission analisa o áudio que é dado para mudar o comportamento da forma de onda e toma decisões inteligentes sobre onde dividir o som.
Por exemplo, pegue um som de trampa; O golpe do bastão atingindo a cabeça do tambor e o resultante “sizzle” é o componente Transient, e o toque ressonante é o componente Tonal. Em um vocal, os componentes ‘p’losives, consoantes e’ roncos ‘são Transientes, e os componentes tonais sustentados são Tonal.
Uma vez que a Fission dividiu o som em dois fluxos separados ao longo dessas linhas Transiente e Tonal, eles podem ser processados e manipulados de forma independente, antes de serem recombinados para produzir um novo som.
A interface da Fission é clara e ergonômica. No topo é o processamento Transiente, na parte inferior é o processamento Tonal, e no meio é o Split Estrutural – onde você ainda controla e manipula o mecanismo de divisão de som do plug-in.